Aqui vai um extra pro blog: Este é um dos bichos que estão lá no laboratório. Um morcego conservado em formol!
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Extra!
Aqui vai um extra pro blog: Este é um dos bichos que estão lá no laboratório. Um morcego conservado em formol!
Experimentos.
No dia 23/08, fomos ao laboratório e realizamos várias experiências ao invés de uma.
Quando levada ao fogo, a bolinha sofre uma mudança de temperatura, e consequentemente, uma dilatação, e por isso, fica presa ao objeto.
- A primeira foi a de "dilatação da água". O professor colocou água em um recipiente de vidro e colocou em uma fonte de calor, que foi o fogo. O coeficiente de dilatação da água é maior do que o do vidro, e por isso pudemos observar que, após esquentada, a água estava em um nível maior do que o inicial:
- A segunda foi a de "dilatação de sólidos". Usando um aparelho muito eficaz para calcular a dilatação de barras, o professor fez o experimento com 3 barras de materiais diferentes. Na ponta, colocou a fonte de calor (fogo) e, na outra, estava o medidor, no qual pudemos observar o quanto as barras ficaram maiores após o aquecimento.
- O terceiro experimento foi para mostrar a dilatação dos sólidos. Podemos observar na foto, que, numa temperatura razoável, a bolinha passa tranquilamente pelo objeto:
- O quarto foi um experimento para observarmos a quantidade de movimento. Foi colocado em cima de alguns lápis (para conseguir um rolamento/deslocamento) uma tábua pequena de madeira. Foi feita, em cima, algo parecido com um estilingue, com 2 clips e um elástico. Foi lançado desse estilingue, do mesmo ponto, dois discos de massas diferentes. O mais leve, ao ser lançado, alcançou uma distância maior e locomoveu a tábua muito pouco. Já o segundo, alcançou uma distância menor, porém empurrou mais a tábua. Isso acontece por causa da conservação da quantidade de movimento.
- O quinto foi a dilatação volumétrica da água. Colocamos um pouco de água em um recipiente e, em sua abertura, colocamos um balão vazio e um elástico, para prender bem o balão ao recipiente. Ao esquentarmos, percebemos que o balão enche, por que a água que estava lá dentro muda do estado líquido para o gasoso, e nesse estado, a substância evaporada ocupa todo o lugar que ela consegue, fazendo o balão expandir.
- O sexto e último é o "tesômetro". É um tipo de termômetro, mas que apenas indica se está quente ou não, sem escala. Há um liquido dentro desse recipiente de vidro, e quando o seguramos, o calor do nosso corpo faz com que o líquido vá para a parte superior do recipiente.
Areia Movediça.
A experiência da aula passada foi algo parecido com areia movediça.
Misturamos amido de milho com água e acrescentamos corante azul (opcional). Misturamos devagar até o amido ficar completamente misturado com a água.
Até ai nada demais, o legal dessa experiência vem agora: Quando colocamos pressão sobre ela, a mesma vira uma substancia sólida, impossível de penetrar. Mas quando penetramos devagar a substância, a mesma vira quase líquida. Abaixo o vídeo para entender melhor:
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Experiência com fogo e suco de limão.
No laboratório do dia 09/08, realizamos uma experiência com fogo e suco de limão. Cada equipe escrevia alguma coisa na folha com suco de limão, depois trocava a folha com outra equipe. Em baixo, ficava um aparelho com fogo, aí rapidamente tinha que passar a folha por cima do fogo até a palavra escrita aparecer na folha. Abaixo, segue o vídeo da experiência
Assinar:
Postagens (Atom)