domingo, 30 de setembro de 2012

Experiência com eletricidade

              No dia 20/09, os professores fizeram uma demonstração com um aparelho de como acontecem os raios.
              Um aparelho continha duas "correias" que, com energia, ficavam girando e se atritando. Com o atrito, liberavam-se partículas subatômicas que se acumulavam no tampo do aparelho, feito de metal. Então, quando os professores aproximaram  um outro metal dele, o ar, que é um isolante, não conseguiu suportar a carga elétrica e gerou pequenos raios.
               É assim que acontecem as trovoadas. Lá no céu, as nuvens ficam se atritando e quando o ar entre as nuvens e a terra não consegue mais suportar a carga, ele perde o poder de isolar e os raios descem, procurando sempre o lugar mais perto para caírem.
               Nesse dia, os professores também nos ensinaram técnicas relacionadas ao assunto, do tipo como se prevenir caso esteja em uma trovoada forte, e até mesmo como ajudar uma pessoa que está tomando um choque.

Fotos do experimento:


Professores Cléber e Mafra




Professor Cléber mostrando como funciona o aparelho, as "correias"

 

 
Estática



Fazendo raios

Dissecação de uma minhoca

No dia 13/09, em laboratório, fizemos um experimento diferente: dissecamos uma minhoca, para complementar os estudos do ensino médio em biologia, os anelídeos.

Materias para o experimento:
- Um isopor para dissecar a minhoca em cima.
- Alfinetes.
- Uma minhoca, a maior que conseguimos achar.
- Um bisturi improvisado, feito com um tubo de caneta e uma gilette.





Com a minhoca já morta, colocamos um alfinete em cada uma de suas extremidades, a esticamos e a prendemos no isopor.



E então, com cuidado para não rasgar seus órgãos internos, a cortamos de ponta a ponta e com o auxílio dos alfinetes abrimos a pele, para podermos visualizar melhor internamente.






Foi uma experiência muito interessante e produtiva, pois nos ajudou a entender o assunto que estava sendo passado de uma forma interativa e diferente.


sábado, 15 de setembro de 2012

Primeiros Socorros

Na aula de laboratório do dia 6 de setembro, os professores falaram um pouco sobre primeiros socorros. Ensinaram o que devemos fazer quando alguém está passando mal, o que devemos fazer nas horas de desespero. Nos ensinaram técnicas de primeiros socorros. Foi uma aula bastante produtiva e prática, porque agora já sabemos um pouco sobre essas técnicas que podem muitas vezes salvar uma pessoa.

Drogas

No laboratório do dia 30 de agosto, um policial que dá Proerd veio ao nosso colégio ensinar e falar mais sobre as drogas. Explicou sobre cada uma, sobre o que ela causa no nosso meio social e tirou dúvidas dos alunos sobre as drogas.